segunda-feira, 7 de julho de 2014

Brasil: Brasília

Sempre quis conhecer Brasília, afinal, é a capital do nosso país. Sabia que era uma cidade totalmente projetada, moderna e recente (completou apenas 54 anos em 2014). O que não sabia é que Brasília é muito mais do que isso. Brasília é um exemplo para o nosso país. Uma cidade incrível com prédios, praças, quadras, parques e monumentos de se tirar o chapéu. Lembrando que os nomes dos responsáveis pela criação da cidade são: Juscelino Kubitschek, Oscar Niemeyer, Lúcio Costa e Roberto Burle Marx. Listarei os principais pontos da cidade que foram construídos com arquitetura surpreendente e inovadora!

- Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida: uma das mais bonitas que já vi devido ao seu formato de coroa e os vitrais azuis.
- Museu Nacional de Brasília: sempre com exposições interessantes.
- Esplanada dos Ministérios: reúne prédios que abrigam os Ministérios do nosso país. Apenas o das Relações Exteriores e o da Justiça ficam em Palácios.
- Palácio do Itamaraty: abriga o Ministério das Relações Exteriores e é onde as autoridades estrangeiras são recepcionadas. A visita guiada vale a pena e pode ser agendada através do telefone (61) 2030-8051.
- Palácio da Justiça: abriga o Ministério da Justiça.
- Praça dos Três Poderes: reúne o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal. No subterrâneo da praça, existe uma maquete interessante de Brasília no Espaço Cultural Lúcio Costa. Vale a visita para entender melhor o formato da cidade. Nessa praça também está hasteada a maior bandeira brasileira existente.
- Palácio da Alvorada: residência da atual presidenta da República.
- Ponte JK: com formato diferenciado atravessa o Lago Paranoá.
- Torre de TV: um dos melhores lugares para se assistir ao pôr-do-sol no cerrado. Chegue com antecedência para subir antes do sol cair. A subida é gratuita.
- Memorial JK: um museu em homenagem mais que merecida a Juscelino Kubitschek, cheio de relíquias e peças que contam a história do maior presidente do nosso país. A entrada custa R$10,00.
- Santuário Dom Bosco: cercado de vitrais gigantes e azuis, o que o torna imponente.
- Ermida Dom Bosco: bem afastado de tudo, este é o melhor lugar para assistir ao pôr-do-sol. De frente para o lago, um pier leva expectadores para cima d´água, oferecendo uma visão incrível. Ali também está uma pequena capela.
- Super Quadra Sul (SQS) 108: a primeira quadra de Brasília projetada por Oscar Niemeyer para servir como modelo residencial. O interessante é reparar na arquitetura dos prédios, com vãos livres e cheio de formas geométricas. Bem perto está a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, também imperdível.
- Centro Cultural Banco do Brasil: com programação intensa e sempre com novidades.
- Pontão do Lago Sul: Um complexo de frente para o Lago Paranoá com bares (Mormaii e Devassa são os mais conhecidos), restaurantes e quiosques. Lanchas e pessoas praticando wakeboard e windsurfe são frequentemente vistos.

Em termos gastronômicos as dicas são o japonês New Koto, o restaurante de frutos do mar Coco Bambu e o bar Loca Como Tu Madre, cheio de boas opções para degustar.
PS: Vá durante o Outono ou Inverno. Em outras épocas dizem que chove muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário