segunda-feira, 30 de junho de 2014

Peru: Cusco e Machu Picchu


A uma hora de vôo para quem sai de Lima, Cusco é aquela cidade que todos têm receio de visitar por causa da altitude. Afinal, são 3.400 metros! O chá de coca e um remédio preventivo podem ajudar seu corpo a superar as dificuldades para que você possa aproveitar tudo o que a cidade e essa região têm a oferecer. E não é pouco, vale a pena!




Plaza de Armas
É o ponto principal de Cusco. Pelas construções em madeira e o estilo interiorano, lembra muito Campos do Jordão. É ali onde você irá observar a catedral da cidade. Vale parar e sentar por alguns minutos para observar o estilo de vida dos que vivem ali. A Plaza de Armas é também um bom ponto de referência para quem procura um lugar para se hospedar. Quanto mais perto dela, melhor!
Hospedagem
Um dos lugares mais descoladas para se hospedar em Cusco é o Hotel El Mercado (http://www.elmercadotunqui.com/), com atmosfera jovem e moderna. Se não puder se hospedar por lá, vale a vista para um drink no bar ou para o jantar. Para os aventureiros, os hostels mais conhecidos são o Pariwana (http://www.pariwana-hostel.com/) e o Loki (http://www.lokihostel.com/en/cusco). Outro hotel bom, bem localizado e com custo benefício excelente é o Costa del Sol Ramada (http://www.costadelsolperu.com/peru/hotels/cusco/).

Gastronomia
Por mais rústico que Cusco possa parecer, a gastronomia por lá surpreende. Existem bons bares e restaurantes por preços aceitáveis. Um deles é o Cicciolina (http://www.cicciolinacuzco.com/), que serve pratos extremamente saborosos em um ambiente pequeno, porém muito agradável. Lugar certo para degustar o tradicional ceviche. Já o Museo Del Pisco (http://www.museodelpisco.org/) é um bar que oferece uma enorme variedade da bebida típica peruana, o Pisco. Além do ambiente que sempre tem bandas ao vivo, cervejas locais e diversas opções de aperitivo estão no Menu. Para sair, uma das poucas baladas é a Mama Africa, lugar que reúne gringos e ritmos do mundo todo.

Mercado San Pedro
Se você quer conhecer os costumes peruanos, este é o lugar certo! Lá se encontra de tudo, literalmente! Artesanato, carnes, queijos, brinquedos, utensílios domésticos, flores, CDs, sementes, chás e também muitas coisas que você certamente nunca viu na vida. Neste mercado tudo é negociável. Vale a pena pechinchar.
Machu Picchu
A três horas de trem para quem sai de Cusco, o Machu Picchu é uma das sete maravilhas do mundo moderno. Para chegar, existem algumas empresas que fazem o transporte. Recomendo a Peru Rail que oferece trens de diversas categorias, para todos os bolsos. Do mais simples ao mais luxuoso. Vale ficar acordado durante o caminho para apreciar a vista. Ir e voltar para Cusco no mesmo dia por ser muito cansativo. Para quem preferir, é só se hospedar na cidade que fica embaixo do Machu Picchu, a pequena Águas Calientes. PS: Contratar um guia torna a experiência ainda mais interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário