domingo, 15 de junho de 2014

Brasil: Amazônia

A Amazônia ainda é um destino pouco procurado pelos Brasileiros. Até porque, muitas vezes sai mais barato viajar para outro país do que dentro do nosso próprio. Conhecer nossa cultura, costumes e raízes é algo inexplicável. Perceber que nossa biodiversidade é imensa e importantíssima para o Mundo inteiro é gratificante. Por isso, vale a visita e o investimento.




Teatro Amazonas
Manaus é uma das maiores cidades do nosso país, mas mesmo assim, parece uma cidade interiorana. São poucas as atrações e opções de lazer, mas é parada obrigatória para quem pretende ir para a selva. Durante a pausa, o Teatro Amazonas é destaque e deve ser visitado. Muito bem conversado e sempre com atividades, ensaios e apresentações, ele é uma relíquia brasileira que surgiu durante o Ciclo da Borracha. PS: Não abre aos domingos.

Encontro das Águas
Densidade, velocidade e temperatura são o que fazem com que o Rio Negro (literalmente) e o Rio Solimões (marrom e barrento) não se misturem. É um fenômeno interessante e impressionante que se estende por quilômetros. O encontro acontece bem próximo a Manaus, a apenas alguns minutos de barco. Vale a pena ir com uma embarcação pequena para que você possa colocar a mão e sentir a diferença de temperatura das águas. Além de é claro, observar de perto esse encontro.
Anavilhanas Jungle Lodge
A 3 horas de carro de Manaus está um hotel diferenciado e perfeito para quem quer conhecer a Amazônia da melhor maneira possível. Lá, além do conforto, existem passeios exclusivos e interessantes como: canoagem pelos Igapós e Igarapés, pesca de piranhas, visita aos Botos Cor-de-Rosa, trilha em floresta, arco e flecha, entre outros. Tudo isso guiado por um nativo cheio de conhecimento que dá uma verdadeira aula sobre a natureza. A comida também é um atrativo já que é típica e muito saborosa. Para quem procura tranquilidade e contato com a natureza, é o lugar certo. www.anavilhanaslodge.com/
Épocas de visita
Dizem que existem duas Amazônias: a da época de cheia e a da época de seca. Por fotos, percebe-se que o cenário muda quase que completamente. Na cheia (Dezembro a Junho) a água chega quase que no topo das árvores e mal se vê terra. Já na seca (Junho a Novembro), formam-se “praias” e o espaço para embarcações transitarem reduz bruscamente.
Recomendações
Visitar a Amazônia é estar dentro do habitat de diversos animais, mas não espere encontrá-los facilmente. Por lá, os mais vistos são cobras, aranhas, formigas e muitas aves. Por isso, previna-se tomando a vacina contra febre amarela. Além disso, passar repelente e utilizar roupas que cubram boa parte do corpo ajudam a evitar picadas indesejadas.

Para ver minhas fotos durante essa experiência acesse: www.flickr.com/edu_virtuoso/

Nenhum comentário:

Postar um comentário