segunda-feira, 7 de abril de 2014

Rio de Janeiro: Santa Teresa



O bairro de Santa Teresa é um pouco afastado e por isso, fora do roteiro da maioria dos turistas que visitam o Rio. Porém, são tantos os motivos para visitá-lo que vale a pena tirar o dia para desbravar as subidas desse lugar único que respira arte urbana.




O passeio começa pelo pé da Escadaria Selarón que foi criada pelo artista chileno Jorge Selarón e hoje, é um dos pontos turísticos mais interessantes do Rio de Janeiro. Só de perto se tem dimensão do trabalho que o artista teve para ladrilhar todos os degraus. É impressionante o capricho e a riqueza dos detalhes.
Depois de subir até o topo, caminhe em direção a desativada estação de bonde de Santa Teresa. Ali perto, você vai encontrar diversas galerias de arte com itens diferenciados como artesanato, fotografia, pintura e objetos para decoração. Uma das mais interessantes é a La Vereda.

Continuando o passeio, procure pelo artesão Getúlio Damado. Ele faz brinquedos com sucata e seu trabalho é reconhecido internacionalmente. É impressionante ver como ele transforma coisas simples em algo divertido. Seu ateliê, que é chamado de Chamego Bonzolândia, fica dentro de um "bondinho" na esquina da Rua Leopoldo Fróes com a Almirante Alexandrino.
Para almoçar a dica é o já tradicional Aprazível, que reúne tudo de melhor: boa vista, ambiente agradável e alta gastronomia. Para beber, vale a visita no Bar dos Descasados, que fica dentro do famoso Hotel Santa Teresa (o que hospedou Amy Winehouse).

Desbravar Santa Teresa pode ser cansativo, mas vale a pena! A cada curva feita, um mural com grafite é encontrado. É arte e boteco para todo lado. Se cansar, é só parar em uma das esquinas e pedir sua gelada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário