quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Site: Portal EcoHospedagem

Sustentabilidade não é só moda, é evolução!

Nos dias de hoje, tudo que vem a ser sustentável veio a ser moda. Porém, muito mais interessante do que estar na moda é tomar alguma atitude por algo que realmente faz sentido e que necessita da ajuda e empenho de todos.

Essa “moda” chegou ao turismo. E de boa forma. Hotéis de vários lugares do mundo resolveram tomar esse princípio sustentável como frente. Hoje, os que aderiram essa idéia vão muito além do fato de apenas receberem hóspedes: eles agregam algo ao mundo e a sociedade.

O Turismo sustentável, na verdade, é aquele que adapta todas as reais necessidades de um hotel aos padrões ecológicos. O hóspede, por sua vez, faz sua parte aceitando essas pequenas e necessárias mudanças para que possa contribuir de alguma forma com o nosso planeta.

Certa vez, tive a oportunidade de me hospedar em um desses hotéis e pude sentir que estava fazendo alguma diferença. Ficar no Hotel Raya, que fica na pequena ilha de Panarea, na Sicília, fez eu perceber que pequenas atitudes como a fabricação própria do sabonete em barras, economia na lavagem de toalhas, piscinas com águas naturais e uso constante de materiais recicláveis e biodegradáveis, valorizam de alguma forma, aquele tipo de turismo pois acabei substituindo os hotéis exagerados e convencionais por um sustentável.

O fato é que os padrões de hotéis ecológicos estão crescendo cada vez mais em nosso país e a grande e melhor forma que temos de prestigiá-los e incentivá-los é hospedando-se neles. Uma vez que passamos a comprar produtos que poluem menos a natureza, porque não usar serviços que acrescentam alguma coisa em nosso planeta? Afinal, está na moda! E que essa moda pegue...

Para facilitar a vida daqueles que procuram esse tipo de hospedagem, um grupo de jovens desenvolveu o Portal EcoHospedagem. Ele nada mais é do que um grande canal de turismo sustentável onde você poderá encontrar dicas de roteiros de turismo comunitário, ecológico, cultural, rural, hotéis sustentáveis, ações sócio-ambientais e muitas outras informações. Vale a visita para se inteirar e viajar, sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário