segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Japão: Tóquio

Nunca imaginei que um dia iria conhecer o Japão! Afinal, são quase 24 horas de viagem para chegar ao extremo oriente... mas, a oportunidade surgiu e fui!
Quando se pensa em Japão, centenas de impressões e de imagens vêem em sua cabeça. Ao pisar neste país, você percebe que ele é ainda mais do que se esperava: ruas limpas, organizadas e preservadas. Pessoas calmas, honestas, atenciosas, serenas, silenciosas e extremamente educadas. Lojas gigantescas, atordoantes, visualmente poluídas mas absurdamente curiosas.

É por tudo isso que o passeio de todos começa por Tóquio: a grande e impressionante capital. Lá, meios de locomoção não faltam e gente para utilizá-los, muito menos. Tóquio é inteira dividida por áreas/bairros. Abaixo, tentarei passar o que percebi de cada uma delas:

- Shinjuku: local onde cai sua ficha de que realmente está no Japão. Milhares de letreiros, ruídos, pessoas, lojas, restaurantes, "vending machines" e arranha-céus.
- Shibuya: Bairro para impressionar-se! A Time Square japonesa e o local onde dizem ter o maior cruzamento/concentração de pessoas do mundo. Olhando do alto, no horário de pico, as milhares de pessoas parecem formigas. Por ali, além do grande movimento, lojas de departamento e restaurantes modestos.

- Ginza: A 5th Avenue de Tóquio. Lojas famosas e caras em uma grande avenida. Para quem procura as maiores marcas do mundo, este é o lugar certo.

- Omotesando: Região muito similar a Ginza. Porém, um pouco menor e talvez mais aconchegante. Diversas lojas famosas e alguns restaurantes. Me pareceu um bairro um pouco mais residencial porém cercado por todo esse comércio.

- Harajuku: Região onde está localizado o parque que abriga o grande Santuário Meiji: perfeito para os turistas já que carrega muitas tradições japonesas. Depois de visitá-lo, caminhe pela Takeshita Street e descubra diversas lojinhas turísticas e extremamente alternativas. A Takeshita é como se fosse uma feirinha moderna ao ar livre. Vale o passeio.

- Asakusa: O grande centro comercial e turístico. É ali que você irá perceber e sentir a cultura japonesa já que encontrará a Nakamise Street, rua que parece um mercado: cheio de lojas de souvenirs e comidas típicas. Ao fundo da Nakamise está o grande templo de Sensoji. Um dos maiores templos japoneses e onde você poderá presenciar diversos rituais de purificação. Seja através de incensos, sinos ou água. Todos eles, são seguidos de oração e reflexão. Sem dúvidas o ponto turístico que não pode ser deixado de lado.
- Roppongi: Lugar de festas e badalação. Vá a noite e pronto para noitadas engraçadas, um pouco caras mas imperdíveis. Você verá que o povo japonês curte a balada de maneira intensa e louca. Por ali, as famosas entre os turistas são: New LexClub Zoo e Flowers. É também deste bairro de onde se tem uma boa visão da famosa Tokyo Tower.

- Akihabara: Dizem que é a área nerd de Tóquio por se comparar a paulistana Santa Ifigênia. Por ali, barracas e lojinhas vendendo bugigangas e eletrônicos. Tudo sem garantia mas os vendedores prometem longa vida útil. Quanto ao preço? Nada imperdível. Nesta área, imperdível mesmo são os Sex Shops: pra dar muita risada! Até neste aspecto os japoneses são criativos!
- Odaiba: Dizem que é a nova parte/área de Tóquio onde percebem-se muitas construções em andamento e onde facilmente se encontram shoppings e bancos. É deste bairro de onde se tem a melhor vista da altíssima Rainbow Bridge. Famosa por sua arquitetura e grandeza. Vá a noite para que possa ter uma vista ainda mais bela.

Além de todos esses pontos citados, o famoso Jardim do Palácio Imperial, o Jardim Japonês e o Mercado do Peixe, também merecem sua visita.

Tóquio é essa cidade louca, cheia de informação, tradições, crenças, falas, escritas e costumes totalmente diferentes e opostos aos nossos, ocidentais. Vale a visita para entender e ver o que realmente existe, do outro lado do mundo!

Reserve cerca de 10 dias para conhecer Tóquio e região. Volto futuramente para falar do Monte Fuji, Kyoto e a melhor maneira de chegar até esses lugares. Se quiser ver mais fotos, clique aqui. Espero que tenha uma Boa Viagem!

PS: "Quebre" sua viagem tanto na ida quanto na volta. Pare por alguns dias na cidade de conexão que escolher. Isto deixará sua viagem mais tranquila e muito menos cansativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário