domingo, 30 de janeiro de 2011

Colômbia: Cartagena

Procurava um lugar novo e diferente dos outros que já havia conhecido. Encontrei. Cartagena supera as expectativas no sentido cultural, gastronômico e arquitetônico.
Com fachadas restauradas, coloridas e bem cuidadas, as ruas do centro de Cartagena parecem cenário de cinema. Em uma caminhada de algumas horas, você conhece a parte histórica da cidade que incluí o Mosteiro de San Pedro, o Palácio da Inquisição, a Mansão do escritor Gabriel Garcia Marquez, a Torre del Reloj na Plaza de los Coches, a famosa Praza Santo Domingo e a grandiosa Catedral de Cartagena. Alguns desses monumentos dispõem de museus, mas cabe ao viajante decidir se lhe atraí ou não. Para mim, sentir o clima e perceber o quão histórica é a cidade, já vale a pena.
No centro histórico você encontra também, alguns "personagens". Como as palenqueras, mulheres que lembram as baianas pois se vestem a caráter e carregam na cabeça, tigelas com frutas frescas. Por um trocado, elas sorriem para uma foto e lhe dão um pedaço da fruta escolhida. Como em todo país pobre e em desenvolvimento, alí existem muitos ambulantes e vendedores que por serem tantos, vendendo e oferecendo tantas coisas, chegam a ser incômodos e inconvenientes. Se não quiser comprar nada, ignore-os. Mas, no geral, a cidade é segura e policiada.

Cartagena também tem seus bairros novos e modernos como Boca Grande, Castillo Grande e El Laguito. Lugares residenciais, menos turísticos e muito diferentes do centro. Por sinal, enquanto os visita, se tem a impressão de estar em outra cidade e por isso, alguns chamam essa região de Miami Colombiana. Alí, lojas, fast foods, arquitetura moderna e barcos de luxo. Nada imperdível mas vale dar uma volta para conhecer.

Para se hospedar, a dica é não escolher outro hotel sem ser o Sofitel Santa Clara. Um antigo convento que depois de restaurado e reformado, se transformou em um lugar onde os hóspedes podem sentir o clima colombiano: tomando café da manhã na companhia do tucano Clarita ou durante uma sessão de massagem com técnicas locais. Ah, o restaurante e o bar do Santa Clara são igualmente especiais. (http://www.hotelsantaclara.com/)
Através do Concierge do hotel, você consegue agendar uma visita a Playa San Pedro de Majagua que fica no famoso complexo das Islas del Rosario. Em uma viagem de 50 minutos de barco, você chega a Majagua. Lá, você irá encontrar água clara, praia com serviço de bar, restaurante com comidas típicas e possibildade de mergulho ou snorkel. Sua visita irá valer a pena já que as praias de Cartagena não são tão bonitas e limpas como esta. Porém, não vá esperando areia branca e água cristalina, típicas do Caribe. Isso, você encontra em San Andrés, outro destino colombiano que será descrito em novo post.
Ps: Escolha para ir em Janeiro, mês de calor e muito sol. A Avianca, cia aérea colombiana, opera vôos saindo de São Paulo até Bogotá (cinco horas) e depois, oferece a conexão até Cartagena (uma hora). Para mais fotos acesse www.flickr.com/edu_virtuoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário