segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Argentina: Buenos Aires

Buenos Aires fica no país vizinho ao nosso e mesmo sendo tão perto, é muito diferente de tudo que temos aqui no Brasil. Estar na Argentina é sentir a sensação de que você foi para Europa em um tempo de vôo muito menor. Prepare o papel e a caneta e Boa Viagem!

Língua oficial: Espanhol
Moeda: Peso Argentino
Fuso Horário: o mesmo que o de Brasília
Voltagem: 220 V
O código telefônico de Buenos Aires é 11

Buenos Aires é uma cidade para todas as idades. Vale a pena passear com calma e tranqüilidade. A cidade é grande e os principais pontos turísticos ficam no centro. A melhor maneira de conhecê-la é caminhando, mas existem outras boas opções de transporte, como o metro, os “subtes” como chamam os argentinos, que oferece linhas que ligam quase que a cidade toda, ou os táxis, que para aqueles que estão em grupo, se torna a maneira mais barata e rápida de se locomover.
NÃO ESQUEÇA! A moeda argentina, o Peso, é menos valorizada que o Real. Ou seja, tudo acaba saindo mais barato para os turistas brasileiros. Aproveite para pechinchar, comprando e comendo em bons lugares por um preço mais acessível e muito menor comparado com o do Brasil.

Estando em Buenos Aires, a primeira coisa que você deve conhecer é a Casa Rosada, símbolo principal da cidade e sede do governo argentino. Lá dentro, existe um museu que pode ser visitado gratuitamente. A atual residência da presidente Cristina Kirchner fica na Plaza de Mayo, local clássico de realização de protestos e das tradicionais “paneladas”.

NÃO DEIXE DE IR! Outro ponto turístico obrigatório de Buenos Aires é o Obelisco, que fica no meio da Avenida Nove de Julho, a mais larga do mundo. Ele tem 67 metros de altura e é ponto de manifestações políticas e comemorações esportivas.

Ainda no centro, aproveite para passear na Calle Florida, a rua mais procurada pelos turistas que querem fazer compras. Alí, você encontra de tudo! Mas se prefere ir a shoppings, opções não faltam, como a Galeria Pacífico, que fica na mesma rua Florida, o Shopping Abasto, Passeo Alcorta ou o Pátio Bullrich.

NÃO PERCA! Aos domingos, acontecessem em bairros diferentes, duas tradicionais, curiosas e boas feiras. Na de San Telmo, o turista faz uma viagem ao passado ao observar barraquinhas cheias de antiguidades, enquanto que na da Recoleta, você encontra artesanato e souvenirs. Ainda na Recoleta, muitos turistas costumam visitar o túmulo da ex-primeira dama e líder política, Evita Perón. Ali perto, também está o mais novo cartão postal da cidade, uma flor de aço e alumínio em dimensões gigantescas, que abre e fecha suas pétalas conforme a luz do sol.
Buenos Aires é uma cidade que preserva seus muitos parques e jardins. Por isso, a maioria dos argentinos passeia, corre ou brinca neles. No bairro do Palermo, conheça o Jardim Botânico, o Zoológico, o Japonês e não deixe de ir ao Rosedal, parque que conserva dezenas de rosas de todas as cores.

FIQUE SABENDO! Buenos Aires é a capital do tango! Por isso, assistir a um show de dança é um passeio obrigatório para qualquer turista que quer conhecer a cultura argentina. Aproveite e arrisque uns passos na mais tradicional casa de tango, a Esquina Carlos Gardel, que leva o nome do mais famoso cantor de tango da história do país.
Bons lugares para comer e beber, são muito fáceis de serem encontrados na cidade. Para experimentar o submarino, leite quente com chocolate derretido, escolha o agradável e tradicional Café Tortoni, o mais antigo da cidade, inaugurado em 1858 e que fica na movimentada Avenida de Mayo.

A noite, se prefere ir a bares, pegue um dos diversos taxis pretos e amarelos e vá a região de Las Cañitas, Plaza Serrano, Itália ou Ortiz, lugares onde você encontrará diversas opções para beber uma boa cerveja.

VOCÊ SABIA? O antigo Puerto Madero passou por uma restauração e hoje, serve como centro comercial e financeiro de Buenos Aires. O moderno e bonito porto é o lugar certo para você ir e facilmente encontrar ótimas opções de restaurantes e baladas. É lá também, onde estão os melhores hotéis da cidade.
Pratos e bebidas típicas, não podem deixar de ser experimentados. Prove a deliciosa empanada, tome um bom e barato vinho e coma o famoso churrasco argentino. Para dar uma pausa na degustação e continuar os passeios turísticos, vá até a Boca, o bairro turístico mais afastado do centro, que é onde esta o Caminito, cercado pelas famosas casinhas coloridas. Tire muitas fotos e depois caminhe até a Bombonera, o estádio do Clube Atlético Boca Júniors, que foi construído em forma retangular, como uma caixa de bombons. Aproveite para entrar e conhecer o museu do time!

NÃO DEIXE DE IR! A poucos minutos de trem, do centro de Buenos Aires, está a pequena cidade de Tigre. De lá, saem agradáveis passeios pelo rio de La Plata, que liga a Argentina ao vizinho Uruguai.

Para o turista que quer cultura, vale a pena visitar o MALBA, museu que guarda obras de importantes artistas, como as da brasileira Tarsila do Amaral. Aproveite e conheça o histórico Teatro Colón, que foi cuidadosamente preservado e hoje, além das instalações, você pode apreciar todo o acervo que incluí peças do figurino utilizado por artistas.

Deixe a rivalidade com os argentinos de lado e conheça o melhor que eles têm a nos oferecer! Visite Buenos Aires e surpreenda-se. Não fique menos que quatro noites. As dicas foram dadas, compre sua passagem, reserve seu hotel e Boa Viagem!

4 comentários:

  1. Aqui há algumas dicas interessantes para aqueles que estão planejando viajar a Buenos Aires http://ow.ly/2qKnD nesse mesmo site www.bsas4u.com pode reservar online todo tipo de serviços de viagem, achei interessante o site, e tem atendimento em português!

    ResponderExcluir
  2. edu...adoreiiii, eu não sabia desse passeio para o rio da prata...adoro Buenos Aires. Tem uma cidade na argentina que falam que é mto legal...Cordoba...vc podia fazer um post sobre ela....bjos Isa Gaido

    ResponderExcluir
  3. ooi isolda.. muita gente fala de córdoba.. nunca fui.. vou dar uma pesquisada.. bjoss

    ResponderExcluir